domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Importância da Profissionalização




Atualmente ouvimos falar de tantos avanços tecnológicos, coisas inimagináveis há 10 ou 20 anos atrás. Em qualquer empresa, mesmo as de pequeno porte, conta-se com computadores, impressoras, fax, etc.

E cada vez mais a máquina vem substituindo o homem em muitas atividades. Por isso a taxa de desemprego aumenta, pois se necessita de cada vez menos pessoas para fazer o mesmo serviço e às vezes até consegue-se fazer mais serviço.

Aqueles profissionais com anos de “casa” (experiência) vêem-se hoje desempregados, em subempregos ou no comércio informal.
Não adianta reclamar do governo, da sociedade, do capitalismo ou das empresas. O que está acontecendo é uma nova “onda” de mudanças e você decide se quer “surfar” nela ou ir contra ela e se “afogar”.

Por outro lado as empresas que divulgam vagas de emprego reclamam que a mão-de-obra está escassa. Ou seja, milhares de vagas e pouquíssimos profissionais capazes de assumir estas vagas.

E por que isto acontece? Falta a Profissionalização!
Enquanto se está trabalhando, não nos preocupamos com o futuro profissional. E quando perdemos o emprego não sabemos para onde ir e o que fazer – ficamos totalmente sem rumo.

Uma coisa eu aprendi nestes meus anos de Consultoria – “nunca coloque todos os ovos numa cesta só”. Se você trabalha no Setor de Vendas, faça um curso que te habilite a trabalhar na área administrativa da empresa, por exemplo, um Curso de Secretariado ou de Assistente Administrativo.

Da mesma forma, se você trabalha no Setor Financeiro, faça um curso de Telemarketing ou de Técnicas de Vendas. Isto irá enriquecer seu currículo e também agregará valor ao seu trabalho, ou seja, a empresa poderá numa necessidade estar te alocando para outro setor e assim você se torna “necessário” na empresa, sendo um dos últimos a ser cotado para uma possível demissão.

E se você demitido?
Com seu currículo mais “rico” de conhecimentos você poderá disputar vagas em mais de um campo de atuação.
O jovem e o adulto de hoje, precisa mais do que Cultura e Educação, precisa de PROFISSIONALIZAÇÃO.


Fonte: www.professorjorge.net - Por Professor Jorge Petrus Pereira Mattos


Quer se profissionalizar procura a

MICROLINS JAÇANA

Curso Noturno:Informática + Administração

É você aprendendo + 10 profissões

Av. Luis Stamatis, 132 sala 7 - Jaçanã

2242-6688/ 2242-7211

Nenhum comentário:

Postar um comentário