terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Jerome Seymour Bruner e os três níveis de Representação Cognitiva


Bruner em suas pesquisar tentou comprovar com uma criança reage em diferentes estagio de sua vida e como ela representa o mundo que ela interage. Provou também o papel da linguagem no aprendizado e na interação com o meio cultural. Para ele a representação cognitiva é dividida em três níveis, Representação Enativa, Representação Icônica e Representação Simbólica.


1 - Representação Enativa
Significa a repetição dos movimentos com o objetivo de memorização, os gestos e as ações através do movimento são muito eficazes para recordar acontecimentos, para as crianças a ação é a melhor forma de comunicação, elas preferem mostrar como se faz a dizer como fazer. No aprendizado funciona da mesma maneira para uma criança compreender melhor uma historia, por exemplo, é melhor que lhe mostrem uma dramatização do que lhe contar ou ler essa mesma história, pois seu interesse é com a ação e seu objetivo é estabelecer através do movimento a comunicação com o mundo

2 - Representação Icônica
Neste nível a criança esta em um estagio operacional neste estagio ela já esta na escola e sua capacidade de reprodução de imagens já esta desenvolvida ela pode desenhar sem ter que mostrar antes, ela já consegue demonstrar um objeto através do desenho. Tem uma fixação de imagens e memória visual concreta e bem definida

3 - Representação Simbólica:
Fase onde a criança começa a representar a realidade através símbolos e abstrata. Nesta etapa consegue utilizar os símbolos com uma certa ordem, consegue ver a realidade de uma forma correta e passar essa informação mas também pode transformar essa realidade através de uma elaboração de uma nova realidade traduzindo suas experiências de uma forma coerente.

Por Sueli Lopes Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário